quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como tirar aquele pneuzinho irritante!!!

Quando há muito estrogênio circulando no corpo, ele aumenta a gordura corporal, fazendo o tecido adiposo produzir e armazenar ainda mais estrogênio. Ou seja: a barriga vira o que ele chama de “imã de gordura”. O corpo fica incapaz de usar essa gordura armazenada para gerar energia de forma eficaz, comprometendo a capacidade do corpo para queimar gordura. O resultado é o peso extra que não vai embora, mesmo quando se faz exercício ou se come menos. Apesar de ser considerado um hormônio feminino, muitos homens após 40 anos também podem apresentar a dominância estrogênica, com a queda nos níveis de testosterona e progesterona.
Se você faz exercícios regulares e não exagera na comida, mas só vê a barriga aumentar, pode ter a dominância estrogênica. Como saber? Seguem alguns sintomas, femininos e masculinos:
Mulheres: alterações fortes de humor, fadiga, muita dor de cabeça, ansiedade, irritação, choro por qualquer motivo, lapsos de memória, fluxo menstrual intenso, incontinência, seios fibrocísticos, diminuição da libido, seios doloridos e sensíveis, retenção de líquido.
A terapia de reposição hormonal e a ingestão dos suplementos vitamínicos só pode ser feita com acompanhamento médico.
Seguem algumas dicas:
- Vegetais crucíferos: brócolis, aspargos, couve-flor, espinafre, couve-de-bruxelas, repolho, rabanete, nabo.
- Frutas cítricas: uma substância chamada D-limoneno, encontrada neste tipo de fruta, comprovadamente estimula a desintoxicação do estrogênio. laranja, limão, tangerina, lima-da-pérsia.
- Fibras insolúveis: farinha e farelo de aveia, ervilha seca, feijão, lentilha, maçã, pera, morango e mirtilo. Prefira arroz, pão e massas integrais, que contém fibras insolúveis.
- Lignanos: sementes de linhaça moídas ou trituradas, gergelim e óleo de semente de linhaça. Podem ser usados em iogurtes e vitaminas de frutas. (O óleo de gergelim também pode ser um ótimo molho para saladas, batido com suco de limão, alho e água no liquidificador).
Agora seguem as dicas dos inimigos da barriga lisinha:
- Alimentos ricos em gorduras saturadas:  carnes engorduradas, batatas fritas, manteiga, molhos de saladas prontos.
- Carboidratos simples: açúcar refinado, arroz branco, farinha branca.
- Cafeína: duas pequenas xícaras de café por dia podem aumentar muito os níveis de estrogênio.
- Álcool: se consumido diariamente, pode prejudicar o fígado, onde o estrogênio é decomposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário