quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cuidados com suas joias!

Como limpar

  • Como qualquer outro acessório ou peça de vestuário, também a joalharia e bijutaria pode sujar-se, danificar-se e tornar-se menos vistosa do que nos primeiros dias pós-compra. Para assegurar a longevidade das suas peças preferidas, evitando que estas possam desvalorizar, em vez de potenciar os seus visuais, aprenda a cuidar das suas jóias – verdadeiras e falsas!
  • Se acha que entrar no duche com as suas pulseiras predilectas ainda no pulso é uma excelente forma de as lavar e poupar tempo, engana-se! Com o tempo, o mais certo é que a joalharia e a bijutaria que habitualmente não retira vá acumulando resíduos de sabão. Embora isto não pareça grave, a verdade é que esta camada residual acaba por ser um íman para a sujidade e o pó.
  • Antes de efectuar qualquer tipo de limpeza, analise bem a peça em questão, para assegurar que não esteja danificada, não tenha nenhuma pedra ou outro elemento solto ou em falta – não vai querer piorar ainda mais o estado dos seus brincos preferidos com uma lavagem!
  • Tenha um pano macio, 100% algodão, reservado exclusivamente para a limpeza da sua joalharia e bijutaria – muitas ourivesarias vendem panos específicos para a limpeza. Tenha o cuidado de lavar o pano depois de cada utilização, é que a sujidade acumulada pode danificar as próximas peças a serem limpas. Nunca utilize lenços de papel, papel higiénico ou rolo de cozinha para polir as suas jóias: as fibras presentes neste género de produtos podem riscar. Para peças com muitos pormenores ou difíceis de limpar, recorra a uma escova de dentes velha, mas macia.
  • Nunca caia na tentação de utilizar lixívia para limpar a sua joalharia e bijutaria – é um produto demasiado potente para peças tão pequenas e delicadas, acabando mesmo por as estragar por completo. Na lista de produtos a nunca aplicar em colares, anéis, pulseiras e brincos estão ainda: álcool, acetona, amoníaco, pasta de dentes, terebintina (vulgarmente utilizado para dissolver tinta) e cloro (retire joalharia e bijutaria antes de frequentar piscinas, saunas ou jacuzzis).
  • Pode comprar detergentes específicos para a limpeza de joalharia e bijutaria, no entanto, leia muito bem as instruções: é que um líquido para limpar metal pode não ser adequado para as suas peças em ouro branco. Em caso de dúvida, peça conselhos junto dos vendedores.
  • Tenha especial cuidado ao imergir peças de joalharia e bijutaria em água. Para começar, nunca utilize água quente, mas antes água tépida – as temperaturas elevadas podem interagir com o agente de limpeza utilizado, levando a uma rápida descoloração da peça. Por outro lado, o contacto com a água pode descolar peças mais delicadas ou danificar pedras preciosas ou semipreciosas. Entre 30 segundos e um minuto é o tempo suficiente para deixar uma peça "de molho" e lavá-la com recurso à escova de dentes, por exemplo. Depois de retirada da água, deixe-a secar ao ar livre e finalize com um polimento, utilizando o pano macio. 

 Como guardar

  • Agora que tem toda a sua joalharia e bijutaria  impecavelmente limpa e a brilhar como novo, não vai enfiar tudo numa gaveta ou caixa velha, pois não? O armazenamento dos seus acessórios favoritos é tão importante como a sua limpeza e factor chave na contribuição para a sua longevidade. Para começar, os anéis devem estar com os anéis, os brincos com os brincos e por aí fora: misturar tudo na mesma caixa criará uma confusão de peças emaranhadas, com as pulseiras grossas a danificarem os seus colares mais delicados.
  • As peças mais caras e/ou delicadas, devem ser guardadas sozinhas e, de preferência, numa caixinha com algodão ou em bolsas de tecido macio, apropriadas para joalharia.
  • Devido ao seu contacto com o ar e o meio ambiente, a prata de lei oxida muito facilmente, perdendo rapidamente o seu aspecto brilhante. Para evitar a oxidação destas peças, guarde-as juntas, num recipiente impermeável ao ar ou em sacos plásticos resistentes com fecho ziploc. Em alternativa, adicione papel antioxidante ou sílica gel ao guarda-jóias.
  • As restantes peças devem ser agrupadas por género e em caixas que possam acomodar, de forma espaçosa, cada peça individual. Existem muitos guarda-jóias, forrados a veludo ou cetim, com compartimentos específicos para anéis, brincos, pulseiras e colares. Tenha o cuidado de estender colares e pulseiras, evitando assim a formação de nós.
  • No caso de apenas possuir bijutaria, uma excelente forma de armazenar todas as suas peças, de forma limpa e ordeira, é adquirir caixas para parafusos em lojas de ferragens. Normalmente confeccionadas em plástico resistente, estão divididas em vários comportamentos (perfeitos para acomodar brincos!) e com uma tampa transparente para visualizar rapidamente o que procura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário